quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Curiosidade : Buraco de Fechadura ou América?

 "Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América."  Eça de Queiroz


Pensando sobre a curiosidade fui buscar a origem da palavra  que é bem contraditória,   em alguns lugares dizem que  palavra "curiosidade"  vem de um vocábulo latino, " cur " e que  este vocábulo tinha o mesmo papel de por quê. 
A palavra portuguesa "cura"  tem a mesma origem o que demonstra o sentido positivo da palavra, pois ser curioso é buscar a causa, os determinantes das coisas, em outros locais vai além e explica que a curiosidade estava ligada diretamente a motivação da mente em desejar conhecimento, saber mais, ir além. 
Eu como a maioria dos seres humanos,criados por Deus e com capacidades mentais perfeitas, sempre fui bem curiosa: desafios,enigmas, sujeitos esquisitos, comportamentos estranhos sempre me deixaram curiosa , sejam eles de seres humanos ditos normais ou não , de animais irracionais, de plantas,  homens ou mulheres, crianças ou idosos.
Mas o que será que que motiva a curiosidade: Apenas o querer saber mais, ampliar o conhecimento, ou será  um sentimento não entendido, um relacionamento mau resolvido, uma coisa é certa: podemos olhar pelo buraco da fechadura e ver coisas : pobres , tristes , levemente interessantes , amplamente desagradáveis, nada além de uma parede com um quadro falsificado e velho, ou ainda uma parede recém pintada, mas que esconde mofo e rachaduras, quem sabe ainda vejamos uma sala bem arrumada de uma casa politicamente correta? 








Ao tirarmos o olho do buraco da fechadura, saímos da porta alheia e somos livres para  navegar  capacitados por Deus, que faz e tem infinitamente mais pra nós, podemos ver:  : Mar azulado, sol radiante ,vento na cara , e ainda podemos descobrir América cheia de cores, aromas ,especiarias e desafios !
A opção é unicamente nossa: Buraco da Fechadura ou Descobrimento da América !










Eu e minha curiosidade saímos a navegar.....Que Deus seja e a bússola!

'Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos 

ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.'


 Efésios 2:20,21  


Cátia Netto

5 comentários:

  1. Eu poderia vir aqui e filosofar exaustivamente sobre o assunto e de fato é um belo tema, mas para encurtar o caminho vou citar do Gêneses a olhada pela fechadura dos nossos pais Adão e Eva, que lhes deu possibilidade de navegar com vento no rosto e conhecer um novo mundo, porem, assim como os navegadores modernos tiveram seu preço pago pela aventura, e assim como nós herdeiros da colonização européia, herdamos suas mazelas, como herdeiros de Adão e Eva herdamos o pecado. Como dizem os existencialistas somos escravos da liberdade, e assim sendo, todas nossas escolhas, seja ficar na brecha ou navegar, terão suas doçuras e dessabores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... Ainda bem que o paladar dos curiosos é bem amplo: doçuras e amarguras! kkkk Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Ver as pequenas delicadezas da vida é dom!

    Me lembrou um texto de Cecilia Meireles:

    '... quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e
    outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.'

    (Cecília Meireles- A Arte de Ser Feliz)

    Lindo texto, Catia! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú querida! Pequenas delicadezas é contigo mesmo,né? obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Sempre fui curiosa...sempre perguntei tudo..e sempre aprendi mto... até msm com as coisas ruins...

    ResponderExcluir