sábado, 11 de fevereiro de 2012

Saudade do Passado

"Saudade é amar um passado que ainda não passou,é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida." (Pablo Neruda)


Pensando sobre o passado, lembro daquela saudade boa da infância, de tomar banho de mangueira, subir na árvore de ameixa e comer ali mesmo, ou ainda aquela do frio na barriga ao se aproximar do adolescente que nos interessava, aquela de esperar o namorado chegar na casa de nossos pais, ou quando pegamos nosso bebezinho ainda na maternidade no colo, essas são saudades felizes, gostosas...boas de sentir.
Acredito que Pablo Neruda ao escrever sobre "Saudade" e  amar um passado que ainda não passou, tem haver com algo que nos prende de forma ruim, acorrenta a mente , aprisiona o olhar no retrovisor , nos impede de ir adiante.
São aquelas  lembranças que machucam no presente , que nos paralisam , que tem aquela faixa amarela e preta de alerta : Não Passe . Essas lembranças nos impede de caminhar, ver horizontes, atravessar novas porteiras, cruzar ruas, evitar becos sem saída.
Elas ainda doem porque estão enraizadas no nosso coração, marcadas na alma , ou por uma rejeição ou por algo que gostaríamos de ter vivido e não aconteceu. 
O certo é que o futuro nos convida, nos chama , sinal verde iluminando: Siga !  e não é atoa que é verde: a cor da esperança , vejamos o futuro , preparado por Deus , um futuro de paz e não de mal...
É Deus nos que chama: Vem!
Deixemos pois para atrás o que ficou, porque se foi , já era hora de ir e talvez nem devia ter chegado, vamos abrir a janela, a porta do coração , pra viver algo melhor! 
O presente parece esboçar um sorriso meio tímido talvez, mas o futuro tenho certeza que está com um sorriso escancarado!!!
Não deixe que a saudade de um passado ruim te aprisione! Liberte-se !
 Se ame , ame a vida, tua família ,teus amigos e sobre tudo a Deus, porque Ele jamais nos abandona ou nos decepciona, seja no passado, no presente ou no futuro!
Vamos lá o futuro está ali: batendo , nos convidando...
Vamos?





4 comentários:

  1. Comento com suas próprias palavras: "Deixemos pois para atrás o que ficou, porque se foi , já era hora de ir e talvez nem devia ter chegado, vamos abrir a janela, a porta do coração , pra viver algo melhor! "

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela interpretação do verso e pela criatividade do seu texto.

    ResponderExcluir